domingo, 4 de janeiro de 2009

PSD mais adiantado nos candidatos às Autárquicas

A menos de um ano das Eleições Autárquicas, o PSD está mais adiantado na escolha dos candidatos a apresentar na região de Leiria, sendo já conhecidos seis 'cabeças de lista' sociais-democratas na 'corrida' à presidência das câmaras municipais. Aliás, além daquele partido, só o PS se pronunciou sobre aquela matéria, com o anúncio da candidatura de António José Domingues à autarquia de Ansião.
Outros convites foram feitos, nomeadamente aos presidentes das câmaras de Porto de Mós e Castanheira de Pêra, respectivamente João Salgueiro e Fernando Lopes, mas os autarcas socialistas ainda não decidiram sobre uma eventual recandidatura. O apoio do PS a ambos foi anunciado por ocasião do XIII Congresso Federativo Distrital de Leiria, que decorreu em Porto de Mós, no início de Novembro, onde os socialistas apontaram como meta vencer as eleições de 2009 no distrito leiriense, situação que nunca se verificou. Aliás, aquelas duas câmaras são as únicas das 16 do distrito que têm a presidência socialista.
Quanto ao único candidato do PS conhecido, António José Domingues, foi aprovado pela Comissão Política no final de Novembro, e já tem 'opositor'. Rui Rocha candidata-se pelo PSD, pelo que, presentemente, o concelho de Ansião é o único onde são já conhecidos, pelo menos, dois candidatos.
Foi precisamente dos sociais-democratas que se conheceram os primeiros candidatos. Narciso Mota recandidata-se à câmara de Pombal e José António Silva anunciou a sua candidatura à câmara de Leiria no plenário da Concelhia, órgão a que preside, a 17 de Outubro. Aliás, no mesmo dia, a Comissão Política de Secção do PSD de Pombal, deliberou, por unanimidade e aclamação, congratular-se com a disponibilidade manifestada por Narciso Mota para avançar com a quarta candidatura.
Mas quem já iniciou a campanha foi José António Silva, tendo, através de um folheto, distribuído pela cidade do Lis, em Novembro, apontado prioridades e objectivos da sua candidatura, a qual não recebe o apoio de Isabel Damasceno, autarca que deixa a autarquia leiriense após três mandatos.
Sobre a candidatura do médico e ex-presidente da Assembleia Municipal de Leiria, ainda não é conhecida uma posição da estrutura nacional do PSD, que, através do seu secretário-geral, já deu o seu apoio ao independente António Santos, que se candidata pelas 'cores' sociais-democratas à câmara da Marinha Grande. Aliás, neste concelho também são já conhecidos os 'cabeça de lista' aos restantes órgãos autárquicos, nomeadamente Pedro André, candidato à Assembleia Municipal, enquanto nas listas às assembleias de freguesia, Rui Miranda encabeça a da Marinha Grande, Afonso Henriques a de Vieira de Leiria e Manuel Teles a da Moita.
Mais a Norte, em Figueiró dos Vinhos, a Comissão Política Concelhia do PSD aprovou, por unanimidade, a recandidatura de Rui Silva à presidência da câmara, e a estrutura congénere de Ourém, aprovou, também por unanimidade, o nome de Vítor Frazão para suceder a David Catarino na presidência da câmara oureense.

in Diário de Leiria