
Acolher contributos da sociedade civil é o principal objectivo do Partido Social Democrata (PSD) de Ansião ao criar o Conselho de Opinião Local, que reuniu pela primeira vez ontem (sábado, 31 de Janeiro). De acordo com Rui Rocha, líder concelhio do partido e candidato à presidência da Câmara Municipal, a intenção é aproveitar o contributo de um grupo de 23 pessoas, oriundas das várias freguesias, de diversas áreas profissionais, ideologias e pensamentos, para a elaboração do programa autárquico que será submetido a sufrágio dos eleitores.
Durante a apresentação do Conselho, que teve lugar no decorrer de um jantar ao qual se juntaram os presidentes das juntas de freguesia (já anunciados como recandidatos às eleições autárquicas), dirigentes concelhios do partido e os actuais presidente da Assembleia Municipal (Maria Luísa Ferreira) e da Câmara Municipal (Fernando Marques), também líder distrital do partido.
Segundo Rui Rocha, o Conselho de Opinião Local reúne um conjunto de pessoas que não se revêem em estruturas partidárias organizadas mas que participam naquele espaço de reflexão e debate aberto sobre o concelho de Ansião.
“São pessoas que pensam por si e muito têm a dar ao concelho”, assim classifica Fernando Marques que enalteceu o “bom exemplo” do PSD de Ansião ao “pôr a sociedade civil a pensar e a dar o seu contributo ao desenvolvimento do concelho”.
Fernando Marques, que considera tratar-se de uma iniciativa inédita, enalteceu que “com este sinal e acção” o seu partido e nomeadamente Rui Rocha “mostra que está aqui para governar o concelho com as pessoas e para as pessoas”.
O Conselho de Opinião Local vai lançar, desde já, um fórum de discussão na Internet e prevê realizar nova reunião no início do mês de Abril. Um encontro que visa, essencialmente, avançar com contributos para o programa eleitoral. Em vista está também a realização de outras reuniões, algumas delas temáticas, que poderão ser abertas e dirigidas à população em geral.
Coordenado por Leonel Santos (professor universitário) o Conselho é constituído por Alberto Veríssimo (empresário), Américo Curado (economista), Ana Cristina Marques (advogada), Ana João Martins (licenciada em Administração e Finanças), Ângelo Paulo Santos (delegado comercial), António Simões (maestro), Armando Duarte Mendes (pedreiro), Carla Martins (licenciada em cardiopneumologia), Carlos Miguel Bernardino (comercial), Cláudia Sofia Amaro (advogada), Fernando Duarte (professor), Gida Marina Rodrigues (economista), Humberto Marques (engenheiro ambiente), Ilídio Batista (professor), Jaime Laim (major), Jorge Bernardino (professor universitário), Manuel Augusto Dias (professor), Miguel Dias Grunho (médico), Patrícia Mota Mortinho (economista), Rui Pedro Brás (engenheiro informática), Rui Rosa (engenheiro civil) e Vítor Murtinho (professor universitário).