quinta-feira, 26 de março de 2009

JSD de Leiria: Queremos a mudança!

PSD
Manuela Ferreira Leite: corrupção é um "grande constrangimento" ao desenvolvimento do país

26.03.2009 - 08h26 Lusa

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, disse ontem à noite, em Leiria, que a corrupção é "um grande constrangimento" ao desenvolvimento do País, que é necessário ultrapassar e minimizar."Essas questões dos licenciamentos, das autorizações, das burocracias, são fonte grande de corrupção", afirmou Manuela Ferreira Leite num jantar-conferência promovido pela Associação Empresarial da Região de Leiria, em que falou sobre o tema "Uma alternativa ao Pais". A dirigente social-democrata considerou, no entanto, que "se tivesse de hierarquizar de entre as questões que o País enfrenta qual era a principal que está a constituir um constrangimento ao desenvolvimento", o sistema de justiça era a primeira.

Para a presidente do PSD, "não é possível com o sistema de justiça fazer grandes atracções de investimento", sublinhando que "qualquer investidor que olha para vários países (...) pondera três vezes antes de ir para um país que se tiver um problema ao nível do trabalho e de qualquer contrato ficará com esse problema por resolver" durante anos. Por isso, apontou a necessidade de um sistema de justiça "célere" e "eficaz".

Manuela Ferreira Leite acrescentou que outros constrangimentos são a "educação e a formação", sem as quais o País tem "dificuldade" em competir com os outros, a que acresce "a administração pública e a burocracia". "São questões que não têm a ver com políticas económicas e sociais mas são questões que têm a ver com princípios que se não obviarmos, criamos aqui um enorme ambiente em que não é possível haver determinadas medidas que possam ser tomadas", realçou a dirigente social-democrata.

Críticas renovadas ao TGV
Perante cerca de 120 pessoas, onde estavam empresários e também autarcas, a líder do PSD destacou a importância das pequenas e médias empresas na economia nacional, repetindo as medidas de apoio que o seu partido preconiza para aquelas empresas face à actual conjuntura. Manuela Ferreira Leite renovou ainda as críticas ao Governo sobre os grandes investimentos públicos previstos para o País, destacando o TGV: "Não me cansarei de o dizer e de o denunciar em relação aos grandes investimentos públicos". "Não sou contra o investimento público como às vezes se pretende fazer passar", afirmou a líder do PSD, salientando ser a favor de investimento que "conduz ao enriquecimento do País", caso das obras nas escolas, nas instituições de saúde, na recuperação do património ou na requalificação das cidades. "Na situação que o País está de endividamento, não se pode aceitar que se tomem decisões que correspondam a um maior endividamento", observou.

Antes do início do jantar, à entrada do restaurante, militantes da JSD de Leiria colocaram uma faixa onde se lia "Queremos a mudança" e distribuíram panfletos com o mesmo apelo.

A mesma JSD organizou, a cerca de cem metros do local onde Manuela Ferreira Leite discursou, num outro restaurante, um jantar de apoio a José António Silva, o candidato indicado pela Comissão Política Concelhia à Câmara Municipal de Leiria que a Comissão Política Nacional chumbou.