JSD Regional Leiria aposta na formação de jovens quadros, com iniciativa de elevada qualidade
Decorreu no passado fim-de-semana, na Batalha, a 4ª Edição da Academia de Jovens Autarcas, onde marcaram presença cerca de 60 jovens de todo o Distrito.
Esta Academia é considerada o maior evento de formação política do distrito de Leiria e é já uma referência nacional na formação autárquica, contando com um conjunto de oradores de excelência.
O objectivo principal desta iniciativa foi motivar os jovens a intervirem mais na vida das suas comunidades locais, assim como, poderem aumentar os seus conhecimentos sobre o poder local com os diversos pontos de vista dos oradores convidados.
Rui Rio, Presidente CM Porto, partilhou a sua visão sobre a importância do poder local e referiu que a reforma em curso tem aspectos muito positivos que devem ser valorizados se, no final, conseguirmos ter ganhos de eficácia e eficiência na gestão das nossas autarquias.
Fernando Seara, Presidente CM Sintra, destacou as características que um autarca deve ter, salientado a notoriedade, a credibilidade e o exemplo como elementos essenciais para se poderem desempenhar funções autárquicas.
Esta iniciativa é organizada pela Comissão Política Regional de Leiria da JSD que, segundo o seu Presidente, Pedro Pimpão, “superou todas as expectivas e colocou a formação política do distrito de Leiria no topo nacional, tal como afirmaram, nas suas intervenções, todos os oradores convidados e todos os participantes, que já esperam ansiosamente pela próxima edição”.
A sessão de abertura contou com a presença de Eduardo Almeida (Presidente JSD Batalha), Paulo Batista (Presidente do PSD Batalha e deputado à Assembleia da República), Bruno Coimbra (Secretário Geral da JSD e deputado à Assembleia da República), Conceição Pereira (Vogal da CPN/PSD e deputada à Assembleia da República) e António Lucas (Presidente da Câmara Municipal da Batalha).
Ao longo do fim-de-semana foi possível ouvir as experiências de autarcas de grande nível, como é o caso dos Presidentes da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, de Sintra, Fernando Seara e de Óbidos, Telmo Faria e dos Presidentes de Junta de Leiria, Laura Esperança e de Pataias, Valter Ribeiro.
Marcou também presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre que abordou a importância do desporto e da juventude nas Autarquias Locais, os deputados e professores universitários Carlos Abreu Amorim, Manuel Meirinho e António Leitão Amaro que explicaram os vários quadrantes da reforma do Poder Local em curso e o Presidente dos Autarcas Sociais Democratas e da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Pedro Pinto, que partilhou sua visão sobre o caminho a seguir no que respeita ao poder autárquico.
No Domingo de manhã foi desenvolvida uma simulação de Assembleia Municipal que contou com o Presidente da Assembleia Municipal de Ansião, Fernando Marques, para moderar os trabalhos e com Ricardo Rio, Vereador e líder da oposição no Município de Braga, que avaliou o trabalho dos formandos durante a simulação realizada e falou do percurso enquanto líder da oposição no seu município.
Na sessão de encerramento foi possível ouvir o Secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, que abordou o novo paradigma do Poder Local, Pedro Pimpão, Presidente da JSD Regional de Leiria, Duarte Marques, Presidente da JSD Nacional, Rui Rocha, Vice-Presidente do PSD Distrital de Leiria e o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, cuja mensagem final consistiu num desafio aos jovens participantes para fazerem mais e melhor em cada um dos concelhos, abraçando a causa do Poder Local