terça-feira, 22 de maio de 2012

JSD Regional Leiria na VI Universidade da Europa





No passado fim-de-semana, 18, 19 e 20 de Maio, decorreu em Coimbra a VI Universidade da Europa, uma organização conjunta da JSD, do PSD e do PPE.

A sessão de abertura coube ao Eurodeputado e Reitor desta Universidade, Carlos Coelho e ao Presidente da JSD Duarte Marques.


Nestes três dias de intenso trabalho e muita dedicação de todos os envolvidos, passaram por Coimbra todos os Eurodeputados eleitos pelo PSD, que leccionaram aulas temáticas: Paulo Rangel (A Europa de onde vem e para onde vai), Carlos Coelho e Nuno Teixeira (Como funciona a UE?), Maria do Céu Patrão Neves (A estratégia nacional para o mar: o caso particular das pescas), José Manuel Fernandes (Quem paga a UE?), Maria da Graça Carvalho (debate sobre as respostas dadas pelos alunos aos inquéritos realizados no primeiro dia), Regina Bastos (Sair da crise: promover o crescimento e o emprego) e Mário David (existe mesmo uma PESC?).


A sessão de encerramento e entrega de diplomas contou com a presença do 1º Vice-presidente do PSD, Eng.º Jorge Moreira da Silva.


O Distrito de Leiria, como já vem sendo hábito, teve uma expressiva representação neste evento de formação de jovens, sendo os alunos: Rafael Gaspar (Pombal), Filipe Sales (Peniche), Fábio Sócrates (Leiria) e João Silva, Gonçalo Simões e Roberto Marques (Ansião), tendo todos intervindo nos vários painéis.


No Domingo, após o encerramento da Universidade da Europa, decorreu ainda uma reunião entre a Comissão Política Nacional da JSD e as estruturas regionais, que serviu para preparar o I Congresso de Estudantes Sociais Democratas, a realizar no próximo dia 2 de Junho, no Distrito de Leiria, na Vila de Ansião. Tendo a Regional de Leiria se feito representar por Margarida Balseiro Lopes, Bruno Martins (também vogais da CPN), Renato Guardado, Pedro Brilhante e Miguel Romão.


A JSD Regional de Leiria continua a contribuir de forma determinante para os eventos e debates de âmbito nacional, sendo já uma referência no país, pela qualidade dos seus quadros de várias faixas etárias, pela qualidade das suas intervenções, pela sua massa crítica e, acima de tudo, pela determinação que colocam na defesa incessante daqueles que estão decididos a construir um Portugal melhor, os jovens!