terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Hospital de Santo André vai ter central de cogeração

O Hospital de Santo André, em Leiria, vai ter uma central de cogeração, a primeira de um estabelecimento de saúde na Região Centro, no âmbito de um protocolo assinado hoje com o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).

O presidente do conselho de administração do Hospital de Leiria, Hélder Roque, explicou à Agência Lusa que a instalação da central de cogeração/trigeração vai tornar a unidade de saúde «mais amiga do ambiente».

O responsável lembrou que se trata de um «projecto pioneiro na Região Centro», apontando as suas mais-valias, de que destaca «a diminuição dos custos energéticos em 30 por cento».

Tal situação «representa um benefício económico de cerca de 1,5 milhões de euros ao longo do prazo de execução do protocolo», correspondente a um período de dez anos.

No discurso de assinatura do protocolo, o presidente do conselho de administração do Hospital de Santo André (HSA) apontou outras «vantagens ambientais» do investimento, como «a elevada eficiência na produção de energia, reduzindo os consumos, o que acarreta redução significativa na emissão de poluentes», nomeadamente dióxodo de carbono.

Segundo Hélder Roque, a central vai permitir ainda «aumentar a potência de frio instalada» na unidade de saúde, possibilitando «a extensão da climatização do hospital», além de beneficiar as instalações existentes, nomeadamente a central térmica e a antiga central de incineração.

O responsável destacou ainda a parceria com o SUCH, que tem «permitido ao HSA a libertação de serviços que não se inserem na sua função específica de prestação de cuidados de saúde», mas que são essenciais para o seu funcionamento.

Como exemplos, citou a exploração e manutenção da central térmica, o tratamento da roupa, a gestão e tratamento de resíduos, a manutenção de equipamento de electromedicina e a rede de fluidos.

A cogeração é uma tecnologia que garante economias de energia, dado produzir, ao mesmo tempo num único equipamento, energia eléctrica e térmica, sendo a energia térmica consumida no local e a produção de electricidade injectada na rede eléctrica nacional.
in Diário Digital