João Antunes Santos foi eleito para a Coordenadora Nacional do Ensino Superior
No passado Sábado, 2 de Junho, realizou-se em Ansião o I Congresso de Estudantes Social Democratas, que marca o início de uma nova fase na JSD, de maior preocupação e maior proximidade com os estudantes do ensino básico, secundário e superior.
A sessão de abertura deste congresso contou com as intervenções do Presidente da JSD de Ansião, Bruno Martins, da Presidente da Regional da JSD de Leiria, Margarida Balseiro Lopes, do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, do Presidente da JSD nacional, Duarte Marques e, por fim, do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. Estiveram ainda presentes os deputados leirienses Paulo Batista, Fernando Marques e Pedro Pimpão, o Presidente de Câmara de Pedrógão Grande, João Marques e a Directora Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.
Nuno Crato destacou a extrema importância que este governo dá a esta pasta, elencando algumas das principais reformas que têm sido levadas a cabo. Fez referência à alteração dos planos curriculares do ensino básico e secundário, à maior aposta na exigência, no rigor e no combate ao facilitismo, bem como às alterações que figurarão no novo estatuto do aluno que, entre outras finalidades, pretendem evitar situações de indisciplina nas escolas. Falou também para os estudantes do ensino superior, referindo que este foi o ano com maior número de estudantes em Erasmus desde que este existe, pretendendo o governo aumentar o apoio a este programa de mobilidade. Respondeu ainda a questões colocadas pela plateia.
Ainda durante a manhã de sábado e no decorrer da tarde registaram-se várias intervenções dos congressistas, que debateram os problemas do ensino em Portugal e apresentaram medidas para aumentar a qualidade da educação no nosso país. Foram ainda apresentadas e votadas várias moções sectoriais subordinadas ao tema da educação.
Ainda durante a manhã de sábado e no decorrer da tarde registaram-se várias intervenções dos congressistas, que debateram os problemas do ensino em Portugal e apresentaram medidas para aumentar a qualidade da educação no nosso país. Foram ainda apresentadas e votadas várias moções sectoriais subordinadas ao tema da educação.
Este congresso serviu ainda para a primeira eleição dos órgãos dos ESD (Estudantes Social Democratas), estrutura criada no último Congresso Nacional da JSD, realizado em 2010, em Coimbra. Foram eleitos os membros da Coordenadora Nacional do Ensino Básico e Secundário, da Coordenadora Nacional do Ensino Superior e da Mesa do Plenário dos ESD. A Regional da JSD leiriense viu-se mais uma vez representada nos órgãos nacionais, pela eleição do jovem pombalense João Antunes Santos para a Coordenadora Nacional do Ensino Superior.
Este congresso foi reconhecido como um sucesso por parte de todos os intervenientes, pelo trabalho produzido em prol da educação, como por toda a organização levada a cabo pela concelhia da JSD de Ansião e pela Regional da JSD de Leiria. Esta continua a ver o seu trabalho reconhecido por todo o país, sendo prova disso a confiança manifestada pela nacional da JSD para a realização em Leiria deste I congresso histórico dos ESD, bem como pela eleição do membro da Regional João Antunes Santos para os órgãos nacionais.