sábado, 5 de novembro de 2011

Regional Leiria da JSD participa no II Congresso da Interioridade

No fim-de-semana, dos dias 29 e 30 de Outubro, a JSD realizou o II Congresso da Interioridade, em Cinfães, distrito de Viseu.

O Distrito de Leiria mais uma vez teve uma representação expressiva, tendo como participantes: João Antunes Santos, Telmo Gaspar e Luís Miguel Jorge (Pombal), Bruno Martins, João Silva e Samuel Freire (Ansião), Catarina Castelhano e Rita Castelhano (Alcobaça), Eduardo Almeida e Maria João Mendes (Batalha). Também o Presidente da Regional, o deputado Pedro Pimpão, marcou presença, como coordenador do grupo de trabalho da educação.
Marcaram presença neste Congresso o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Eng. Paulo Júlio, o Deputado Pedro Saraiva, e o encerramento foi feito pelo Secretário-Geral do PSD, Deputado José Matos Rosa.
Três grupos de trabalho - um sobre Educação, outro sobre Emprego e Empreendedorismo e outro sobre a Reforma Administrativa e a Coesão Territorial – analisaram a realidade nestes três âmbitos e chegaram a propostas muito concretas. Eis algumas das conclusões:
Educação
- Reorganização da rede de Ensino Superior - especializando apenas numa área cada pólo de ensino já existentes no interior, desenvolvendo, assim, a qualidade do ensino.
- Criar equivalência de descontos ou eventuais isenções nas SCUTS semelhantes às dos residentes para os estudantes universitários que se deslocam para as Instituições de Ensino no Interior.
- Valorização do ensino e das escolas profissionais, adaptando-as à realidade das necessidades locais.
Emprego e Empreendedorismo

- Cultura de empreendedorismo nas escolas - é necessário dar-se ferramentas, competências e capacidade analítica para empreender logo a partir do ensino básico e secundário.
- Logo de base - os manuais escolares valorizem todas as profissões, não privilegiando umas por outras; acabar com o estigma de algumas profissões que hoje escasseiam e que podem ser rentáveis e úteis para os jovens em termos de perspectivas futuras de empregabilidade.
- Incubadoras de empresas de base local - aproveitar o QREN para apoiar as autarquias a reutilizar edifícios desocupados para criar centros de serviços partilhados, potenciando e facilitando a criação de empresas nos concelhos de baixa densidade populacional.
Reforma Administrativa e Coesão Territorial
-Aposta forte na intermunicipalidade, valorizando projectos que abranjam mais do que uma autarquia;
- Promoção conjunta de produtos endógenos;
- Portugal é o país mais centralista da Europa, havendo necessidade de desenvolver a descentralização.
A JSD discutiu a realidade do país com o intuito, construtivo, de discutir e propor soluções que promovam o desenvolvimento do Interior, e para que, consequentemente, todo o país, no seu todo, também se desenvolva. É esta a atitude responsável que a JSD entende e que quer prestar ao País.
A Regional de Leiria não poderia deixar de se associar a esta causa, tendo em conta que apesar de Leiria ser um distrito maioritariamente do Litoral, também tem concelhos afectados pela questão da interioridade, que diariamente tentam combater a tendência de desertificação e que como tal merecem todo o nosso trabalho, todo o nosso empenho em discutir e encontrar soluções para este interior que também é Portugal!